Carboidratos simples causam alterações no metabolismo de tilápias

04 Feb 2022

Carboidratos simples causam alterações no metabolismo de tilápias

  • A complexidade de carboidratos afetou o metabolismo e a saúde do fígado em tilápias do Nilo.
  • A tilápia do Nilo utilizou melhor os polissacarídeos e dissacarídeos do que os monossacarídeos.
  • A alimentação da tilápia do Nilo com monossacarídeos causou distúrbios no metabolismo da glicose.

Os carboidratos dietéticos são amplamente utilizados em rações aquáticas como fonte de energia barata e melhoram a qualidade das rações. No entanto, é necessário que seja entendido os efeitos da complexidade dos carboidratos da dieta no metabolismo dos peixes e na saúde do fígado.

Um estudo recente investigou o efeito da substituição de 50% do amido pelo uso de sacarose, frutose  e glicose.

Quatro rações isonitrogênicas (400 g/kg de proteína) e isolipídicas (60 g/kg de gordura) contendo amido (polissacarídeo), sacarose (dissacarídeo formado por frutose e glicose) e frutose e glicose (monossacarídeos) foram fornecidas a três repetições de 4,5 ± 0,30 g de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) por oito semanas.
Em seguida, foram avaliados o desempenho de crescimento, eficiência de utilização da ração, metabolismo de glicose e lipídios e saúde do fígado.

banner basf
Nuproxa 07-2023
Os resultados mostraram que as tilápias do Nilo alimentadas com dietas monossacarídicas apresentaram crescimento e eficiência de utilização da ração significativamente menores do que aquelas alimentadas com dietas dissacarídicas e polissacarídicas.

As tilápias do Nilo alimentadas com dietas monossacarídicas reduziram significativamente a deposição lipídica, índice hepatossomático (HSI), alanina transaminase sérica (ALT) e aspartato aminotransferase (AST) e expressão de genes do metabolismo lipídico do que aquelas alimentadas com dieta polissacarídica.

A tilápia do Nilo alimentada com dieta dissacarídica aumentou significativamente a expressão gênica de insulina sérica, glicogênio muscular e glicogênio sintase muscular (gs) em comparação com aquelas alimentadas com dieta polissacarídica.

Curiosamente, as tilápias do Nilo alimentadas com dietas monossacarídicas reduziram o teor de glicogênio enquanto aumentaram a insulina, a glicose e a expressão de genes de gliconeogênese hepática, como glicose-6-fosfatase (g6pase) e fosfoenolpiruvato carboxiquinase (pepck) do que aquelas alimentadas com dieta polissacarídica.

banner basf
agriCalendar
nuproxa esp
BANNER de LALLEMAND

Por outro lado, a tilápia do Nilo alimentada com dieta dissacarídica diminuiu o catabolismo da glicose no fígado e reduziu os níveis séricos de triglicerídeos (TG) do que aqueles alimentados com polissacarídeo, mas aumentou a expressão gênica do receptor alfa ativado pelo proliferador do peroxissoma muscular (pparα) e carnitina palmitoiltransferase 1a (cpt1a), gliconeogênese hepática e vias das pentoses fosfato.

Esses resultados indicam que a tilápia do Nilo utiliza melhor polissacarídeos e dissacarídeos dietéticos do que monossacarídeos. A alimentação de tilápias do Nilo em dietas monossacarídicas causou resistência à insulina e distúrbios no metabolismo da glicose manifestados por hiperinsulinismo e hiperglicemia, respectivamente.

A complexidade dos carboidratos afeta o metabolismo nutricional e a saúde hepática dos peixes.

Nuproxa 07-2023
agriCalendar
Subscribe Now!
banner special nutrients
Relacionado con Nutrientes
Últimos posts sobre Nutrientes
banner special nutrients
nuproxa esp
agriCalendar
biozyme robapagina

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.