banner horizontal whats

04 Feb 2022

Melhor da semana sobre o mundo da nutrição animal | nutriNews Brasil

Hoje a nutriNews traz para você o melhor da semana:

O ano de 2021 encerra com alta nos custos de produção de frangos de corte e de suínos
clique aqui e saiba mais

mundo da nutrição animalSegundo estudos publicados pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (CIAS), os custos de produção de frangos de corte e de suínos encerraram o ano de 2021 com mais uma alta mensal.
mundo da nutrição animalO ICPSuíno (Índice de custo de produção) subiu 5,25% no mês de dezembro em relação a novembro e o ICPFrango subiu 1,5% no mesmo período. Isso foi devido ao aumento nas despesas operacionais com a alimentação dos animais, que representa 81% do custo de produção de suínos.

Arroz pode complementar ou substituir o milho na ração animal
clique aqui e saiba mais

Melhor dessa semana nutrinews brasilEstudos da Embrapa Suínos e Aves indicam que o arroz pode substituir o milho totalmente ou de maneira parcial na alimentação animal do ponto de vista nutricional. Isto é uma informação muito importante para os suinocultores e avicultores brasileiros que têm enfrentado grandes dificuldade em relação aos custos de produção. Além disso, houve um excesso de oferta de arroz no mercado nacional, com uma sobra de 600 a 800 mil toneladas na safra 2020/2021. Isso reforça a possibilidade de utilizar esse alimento para baratear as rações de suínos e aves.

Rússia proíbe exportação de nitrato de amônio por dois meses e isso afetará nos preços dos grãos
clique aqui e saiba mais

banner basf
Nuproxa 07-2023
A Rússia, produtora mundial de nitrato de amônio, bloqueou a exportação desse produto químico desde o dia 2 de fevereiro por até dois meses. O nitrato de amônio é usado como fertilizante na agricultura.
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, destacou que o impacto das tensões geopolíticas atuais irá influenciar nos preços de energia, sobretudo na Europa, e disse também que as cotações de grãos podem ser afetadas. Isto torna o quadro econômico global mais complexo.
Além desse impedimento das exportações de nitrato de amônio, contamos também com os entraves do comércio mundial do potássio. As sanções econômicas americanas e europeias à Bielorrússia, estabelecidas em 2021 e que prometem travar o comércio de um dos maiores fornecedores de potássio do mundo, já se fazem notar.
A Yara International, maior empresa de fertilizantes do mundo e líder do segmento no Brasil, anunciou que pararia de comprar potássio da Belaruskali, estatal bielorrussa a que fornece, por ano, cerca de 13 milhões de toneladas do produto.
Analistas e importadores estimam que o preço poderá subir 20% nos próximos meses. Para os agricultores que dependem quase que totalmente do nutriente importado, como os brasileiros, o cenário é preocupante.

Como o ponto de colheita da forragem influencia na qualidade
clique aqui e saiba mais

Melhor dessa semana nutrinews brasilCom a atual situação econômica da produção de carne e leite, com margens de lucros apertadas, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes durante a colheita da silagem para garantir que o material seja preservado o melhor possível.
Existem alguns fatores relacionados com a colheita que determinam se a silagem produzida terá boa qualidade.
O preparo dos equipamentos antes da colheita, muitas vezes negligenciado, é fundamental para se obter corte uniforme do material.
O segundo ponto está relacionado com o teor de matéria seca que a forragem possui no momento do corte para ensilagem. A umidade correta promove uma fermentação favorável e diminui as perdas no armazenamento.
Melhor dessa semana nutrinews brasilForragem ensilada com teor de MS elevado, ou seja, muito úmida, resulta em perdas elevadas por efluentes que contêm compostos solúveis de alto valor nutritivo, reduzindo a qualidade do material conservado. Além de favorecer a atuação de microrganismos indesejáveis, provocando uma fermentação inadequada, gerando produtos que causam diminuição do consumo dessa silagem.
Já a silagem muito seca, ou seja, com elevado teor de MS, terá problema com a compactação, ocasionando vários eventos indesejáveis, determinados pela entrada de ar no silo, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos aeróbios e anaeróbios facultativos, trazendo grandes prejuízos para a qualidade da silagem.
Produzir forragem está cada dia mais difícil e caro. Esse processo deve ser realizado empregando todos os conhecimentos e tecnologias apropriadas em todos os processos da ensilagem. O controle de perdas no processo da ensilagem é considerado passo fundamental para garantir a eficiência a essa estratégia.

Carboidratos simples causam alterações no metabolismo de tilápias do Nilo
clique aqui e saiba mais

Melhor dessa semana nutrinews brasilEstudo recente investigou como a polimerização dos carboidratos influencia no metabolismo e a saúde do fígado em tilápias do Nilo. Foi observado que a tilápia utilizou melhor os polissacarídeos e dissacarídeos em relação aos monossacarídeos. A alimentação da tilápia com monossacarídeos causou distúrbios no metabolismo da glicose e resistência à insulina. Portanto, a complexidade dos carboidratos afeta o metabolismo nutricional e a saúde hepática dos peixes.
Nuproxa 07-2023
nuproxa esp
biozyme robapagina
BANNER de LALLEMAND
biozyme robapagina
Subscribe Now!
banner basf
BANNER de LALLEMAND
Relacionado con Nutrição Animal
Últimos posts sobre Nutrição Animal
banner basf
Nuproxa 07-2023
nuproxa esp
Subscribe Now!

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.