No hay términos de la taxonomía "paises" asociados a este post.
O uso excessivo e inadequado de antibióticos em rações na dieta de aves causa problemas, como por exemplo, o desenvolvimento e crescimento de microrganismos resistentes, afeta os microrganismos benéficos do intestino, além de deixar resíduos dessas substâncias no corpo do animal.
Depois da proibição do uso de antibióticos, produtos como os probióticos estão ganhando importância substancial na nutrição de aves. Os probióticos são a cultura viva de microrganismos. Eles se desenvolvem no intestino do hospedeiro e fortalecem o crescimento de valiosos microrganismos benéficos no trato digestivo, minimizando a destruição por patógenos, estimulando o sistema imunológico, apoiando a integridade da mucosa intestinal e mantendo a estabilidade e o equilíbrio microbiota normal.
Além disso, os probióticos desempenham um papel no desenvolvimento das aves, aumentando enzimas úteis no corpo e promovendo o crescimento de outros microrganismos benéficos, como Lactobacillus, tendo efeito no pH luminal do intestino.
Os probióticos são bastante ativos contra os patógenos intestinais de várias maneiras, incluindo eliminação imunológica aprimorada, competindo pela fixação da mucosa, lutando por nutrientes essenciais ou produzindo complexos antimicrobianos contrários a numerosos enteropatógenos.
Bacillus subtilis está ganhando muita atenção em relação na nutrição animal na área onde os animais são mantidos sob condições estressantes, como ambiente hostil e locais com privação de alimento. |
O estresse pode afetar direta ou indiretamente o sistema imunológico do corpo do animal. O sistema imunológico compreende órgãos, tecidos e células responsáveis por manter a integridade do corpo. Este sistema garante as respostas protetoras do corpo à substância externa de forma adequada.
Observa-se que os probióticos podem defender os animais contra organismos causadores de doenças e têm influência na imunidade celular. A dieta suplementada com B. subtilis mostrou melhor taxa de conversão alimentar, maior peso corporal, maior ganho de peso médio e mortalidade reduzida.
Algumas espécies de bacilos produz esporos que podem germinar, tornando-se metabolicamente eficazes no trato gastrointestinal. Alguns estudos relataram anteriormente que os probióticos fortalecem a barreira da mucosa intestinal. Além disso, descobriram que B. subtilis diminui a concentração de amônia no sangue, o que acaba resultando na motivação da função intestinal.
Na mucosa do trato intestinal, a altura e a quantidade das vilosidades o estão associados à capacidade máxima de absorção das células do revestimento intestinal. O aumento das vilosidades da mucosa intestinal é diretamente proporcional à expansão da atividade de absorção dos nutrientes no intestino e a ocorrência de pequenas vilosidades da mucosa diminui a área de superfície de absorção de nutrientes, o que acaba levando à redução do desempenho de produção.
A inclusão de Bacillus Subtili na dieta exibiu os efeitos imunomoduladores sobre a imunidade em frangos de corte. Além disso, diminuiu significativamente a população de bactérias coliformes no íleo ou no ceco dos frangos.
Por fim, observa-se que Bacillus Subtilis como probióticos em frangos de corte é um agente de suplementação alimentar vantajoso. O conhecimento dos efeitos benéficos dos probióticos e dos mecanismos pode permitir aos pesquisadores e indústrias manipular o uso dessas alternativas para melhor produção de crescimento de uma indústria animal mais segura e saudável.
Com base nas últimas descobertas científicas discutidas por Arbab Sikandarneste (2021), as seguintes conclusões principais podem ser tiradas em relação ao uso do Bacillus Subtilis como probiótico:
Quer ficar por dentro do uso de probióticos na nutrição animal? Confira as matérias:
Referências bibliográficas disponíveis mediante solicitação.
Assine agora a revista técnica de nutrição animal
AUTORES
Estratégias de tratamento combinadas em matrizes de frango
Patrick RoieskiFitogênicos e antibióticos para leitões de creche não desafiados
Larissa Aparecida Ratuchene KordelQualidade de mistura de rações e as mudanças na portaria SDA nº 798
Vivian Izabel VieiraQuem é você na cadeia de produtos medicados?
Karin Riedel FrancoUso de ingredientes alternativos na nutrição de cães e gatos
Renata Bacila Morais dos Santos de SouzaPescado: cesta básica é uma conquista, mas ainda são necessários incentivos
Probióticos, Prebióticos e Fitogênicos para saúde intestinal de aves – Parte 2
Sakine YalçinSIAVS recebe 30 mil pessoas de mais de 60 países
O problema das micotoxinas em grãos e concentrados para ruminantes
Lina BettucciPioneirismo e Inovação: Como a Jefo contribui para o sucesso do agronegócio