11 Nov 2021
Embrapa lança Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura
Embrapa lança Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) para Aquicultura, que combina software, hardware e brainware que impactará toda atividade no meio rural: os quadros natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico.
“A aquicultura é uma atividade econômica com muito potencial no Brasil. Embora tenhamos vários desafios a serem superados, estamos vencendo paulatinamente os obstáculos, com pesquisa e tecnologia aplicada”. Assim enxerga Antonio Victor Ferreira Silva, técnico agrícola com formação em Agronegócio e também mestre em Ciência Ambiental e Desenvolvimento Regional. Ele elogia o esforço da Embrapa na construção e na disponibilização do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (significado de SITE) específico para a aquicultura: “A ferramenta demonstra o nível de excelência mantido pela Embrapa em sua intensa contribuição para o desenvolvimento regional”.
“Antes de existir o Geoweb SITE Aquicultura, tínhamos muita dificuldade para obter e tratar sistematicamente informações estratégicas. Lembro que na época em que fiz o mestrado, encontrei uma dificuldade enorme na reunião de dados essenciais para a pesquisa acadêmica. Pouco tempo depois, fiz um curso de aperfeiçoamento técnico pelo Senar em parceria com a Embrapa, em que tive a oportunidade de conhecer a ferramenta, o que me oportunizou melhorar consideravelmente minha atuação técnica. Sempre quando busco uma informação, consigo encontrar o que preciso”, continua.
Antonio tem atuação na região Nordeste do Pará, onde está ligado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Além da aquicultura, trabalha com agricultura e é professor. “As principais ferramentas que eu costumo utilizar são os planos de informação, especificamente aqueles relacionados à estrutura da cadeia produtiva para fins de consultoria e a parte de regionalização, bioma e divisão político administrativa, como recurso para embasamento em estudos, planos estratégicos e informações para trabalhos técnicos relacionados ao licenciamento ambiental da atividade”, detalha.