O novo relatório do USDA estima estoques finais mais baixos para os Estados Unidos para a soja e mais altos para o milho. Porém, em ambos os casos, foram valores semelhantes ao que o mercado esperava.
A entidade norte-americana projeta safra brasileira de 144 milhões de toneladas para a oleaginosa e 118 milhões de toneladas para o cereal. No nível global, os estoques de soja caem, principalmente devido à menor safra na China, enquanto aumentam para o trigo e o milho devido ao aumento da produção mundial.
A soja foi pouco superior na compra de fundos e técnica, terminando na semana passada forte. Os óleos vegetais seguiram em trajetória de queda, pressionando os futuros do óleo de soja.
O USDA deixou suas projeções para Argentina e Brasil inalteradas esta semana, enquanto baixou ligeiramente o Paraguai.
Os preços do milho no mercado brasileiro podem cair após o novo relatório mensal de monitoramento da safra publicado nesta quinta-feira pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Os estoques finais aumentaram para 922,5 mil toneladas.
De acordo com a DATAGRO Consulting, as vendas de milho da safra de verão 2020/21 no Centro-Sul do Brasil alcançaram 95,5% da produção esperada, contra 93,8% no levantamento anterior e 98,4% no mesmo período do ano passado.
Entretanto, a comercialização da cultura da soja brasileira 2020/21 avançou muito pouco em Novembro, de acordo com um inquérito realizado pela DATAGRO consulting.
As vendas atingiram 94,5% da produção esperada até 3 de Dezembro, abaixo dos 99,3% do fluxo (recorde) observado na colheita de 2019/20 e também abaixo da média de 95,2% dos últimos cinco anos.
Quanto às exportações brasileiras, no complexo da soja, destaca-se o petróleo, que em Novembro mostrou um grande aumento do volume de exportações, sendo 1.999,4% mais elevado do que em Novembro do ano passado.
Para os grãos de soja e o farelo de soja, houve um aumento de 80,2% e uma diminuição de 8,6%, respectivamente, nos volumes expedidos no mesmo período de 2020.
Assim, no acumulado anual, as exportações dos três principais produtos do complexo totalizaram U$S45,4 mil milhões, um aumento de 34,8% em relação ao acumulado para o mesmo período em 2020.
Quanto às proteínas animais, os três principais produtos apresentaram declínios nos volumes exportados. A manutenção do embargo chinês às vendas de carne bovina brasileira contribuiu para outra queda nos volumes expedidos, como também foi registado em Outubro. Assim, a carne fresca caiu 51,6% em relação a Novembro de 2020 e 9,5% no volume anual acumulado.
Os volumes de milho expedidos continuaram a um ritmo mais lento em Novembro. O montante exportado no mês foi reduzido em 49,8% em relação ao mesmo mês em 2020♦.
Projeção de exportação de soja e milho do país em dezembro |
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou no dia 21 de dezembro que as exportações brasileiras de soja devem alcançar 2,77 milhões de toneladas em dezembro, ao fazer leve ajuste na projeção de 2,8 milhões de toneladas da semana passada.
Se confirmado, o volume estimado para o último mês do ano ainda deve levar o Brasil a um recorde de 86,87 milhões de toneladas embarcadas em 2021, mostraram os dados. Em 2020, este número ficou em 82,3 milhões de toneladas.
Para o milho, a Anec também ajustou sua expectativa de vendas externas em dezembro para 3,91 milhões de toneladas, ante 3,92 milhões na semana anterior.
O total esperado para o milho, no entanto, supera o volume de 3,82 milhões de toneladas do mesmo mês do ano passado. Essa alta na comparação anual ocorre pela primeira vez desde abril, segundo dados da Anec.
Já no acumulado do ano, as exportações de milho devem atingir 21,1 milhões de toneladas, versus 33,4 milhões em 2020, mostraram os dados.
Fonte: nutriNews LATAM e Assessoria de Imprensa.
Assine agora a revista técnica de nutrição animal
AUTORES
Estratégias de tratamento combinadas em matrizes de frango
Patrick RoieskiFitogênicos e antibióticos para leitões de creche não desafiados
Larissa Aparecida Ratuchene KordelQualidade de mistura de rações e as mudanças na portaria SDA nº 798
Vivian Izabel VieiraQuem é você na cadeia de produtos medicados?
Karin Riedel FrancoUso de ingredientes alternativos na nutrição de cães e gatos
Renata Bacila Morais dos Santos de SouzaPescado: cesta básica é uma conquista, mas ainda são necessários incentivos
Probióticos, Prebióticos e Fitogênicos para saúde intestinal de aves – Parte 2
Sakine YalçinSIAVS recebe 30 mil pessoas de mais de 60 países
O problema das micotoxinas em grãos e concentrados para ruminantes
Lina BettucciPioneirismo e Inovação: Como a Jefo contribui para o sucesso do agronegócio