11 Nov 2021

Embrapa lança Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura

Embrapa lança Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) para Aquicultura, que combina software, hardware e brainware que impactará toda atividade no meio rural: os quadros natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico.

“A aquicultura é uma atividade econômica com muito potencial no Brasil. Embora tenhamos vários desafios a serem superados, estamos vencendo paulatinamente os obstáculos, com pesquisa e tecnologia aplicada”. Assim enxerga Antonio Victor Ferreira Silva, técnico agrícola com formação em Agronegócio e também mestre em Ciência Ambiental e Desenvolvimento Regional. Ele elogia o esforço da Embrapa na construção e na disponibilização do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (significado de SITE) específico para a aquicultura: “A ferramenta demonstra o nível de excelência mantido pela Embrapa em sua intensa contribuição para o desenvolvimento regional”.

“Antes de existir o Geoweb SITE Aquicultura, tínhamos muita dificuldade para obter e tratar sistematicamente informações estratégicas. Lembro que na época em que fiz o mestrado, encontrei uma dificuldade enorme na reunião de dados essenciais para a pesquisa acadêmica. Pouco tempo depois, fiz um curso de aperfeiçoamento técnico pelo Senar em parceria com a Embrapa, em que tive a oportunidade de conhecer a ferramenta, o que me oportunizou melhorar consideravelmente minha atuação técnica. Sempre quando busco uma informação, consigo encontrar o que preciso”, continua.

Antonio tem atuação na região Nordeste do Pará, onde está ligado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Além da aquicultura, trabalha com agricultura e é professor. “As principais ferramentas que eu costumo utilizar são os planos de informação, especificamente aqueles relacionados à estrutura da cadeia produtiva para fins de consultoria e a parte de regionalização, bioma e divisão político administrativa, como recurso para embasamento em estudos, planos estratégicos e informações para trabalhos técnicos relacionados ao licenciamento ambiental da atividade”, detalha.

biozyme robapagina
Nuproxa 07-2023

 

Primeiro SITE sobre cadeia produtiva

O SITE Aquicultura é o primeiro da Embrapa que trata especificamente de uma cadeia produtiva. Até então, o foco era em regiões geográficas (como o Matopiba, área que engloba regiões do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia) ou em temas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a macrologística. “A equipe se dedicou muito para chegar a um produto capaz de gerar informação relevante e qualificada para o desenvolvimento da aquicultura, que tinha na ausência de dados um grande problema. Essa iniciativa despertou o interesse de outros setores do agro, que já começaram a manifestar o interesse no desenvolvimento de SITEs semelhantes para cadeias específicas”, explica Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial (de Campinas, SP).

banner basf
BANNER de LALLEMAND
nuproxa esp
Subscribe Now!

O SITE Aquicultura é coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (de Palmas, TO). Quem está à frente dos trabalhos é a geógrafa Marta Ummus, para quem “um dos principais objetivos do Geoweb é o de disponibilizar informações espaciais organizadas por temas relevantes sobre a aquicultura no bioma Amazônia”. Ela contextualiza: “normalmente, os dados sobre aquicultura encontram-se em fontes difusas e são levantados por diferentes métodos, inviabilizando dessa maneira análises sistemáticas em diferentes escalas (locais, regionais e nacionais) e correlações espaciais”.

E explica que “ao organizar e georreferenciar essas informações, são oferecidas novas possibilidades de análise que incluem as características regionais físicas, ambientais, sociais, econômicas e de infraestrutura, bem como a influência dessas variáveis para o desenvolvimento da atividade aquícola em determinados lugares em detrimento de outros. Por meio das análises espaciais, é possível chegar também ao estabelecimento de zonas ou regiões aptas ou não aptas para a atividade aquícola”.

Leia também!
Relações de proteína: energia para juvenis de jundiá (Rhamdia quelen): desempenho, excreção de amônia e custo

Fonte: Clenio Araujo – Embrapa Pesca e Aquicultura & Vivian Chies Embrapa Territorial

biozyme robapagina
Subscribe Now!
Nuproxa 07-2023
banner special nutrients
Relacionado con Tendência
Últimos posts sobre Tendência
nuproxa esp
biozyme robapagina
banner special nutrients
BANNER de LALLEMAND

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.