banner horizontal whats

01 Jul 2021

Plataforma brasileira de baixo carbono à mostra para o mercado europeu

Plataforma brasileira de baixo carbono à mostra para o mercado europeu

Com foco no mercado europeu, a Plataforma Low Carbon and Circular Economy Business Action (LCBA), ao lado da Embrapa, reuniu diversas instituições e suas iniciativas sustentáveis a fim de compartilhar estudos e casos de sucesso relacionados à agricultura de baixo carbono.
Uma das tecnologias apresentadas foi a Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono, iniciativa genuinamente brasileira, desenvolvida pela Embrapa (e suas Unidades) e empresas parceiras. Ao longo de dez anos, a proposta trouxe a concepção de marca-conceito para a realidade do pecuarista.

“As marcas-conceito não são uma ideologia, elas carregam o conceito de Ciência e seguem padrões internacionais. Elas também não são propriedade de uma única empresa e envolvem a certificação – monitoramento, reportagem e verificação”, destaca Davi Bungenstab, pesquisador da Embrapa que apresentou o Plataforma no webinar “Oportunidades de Foodtech no Brasil” (30).

Já no mercado brasileiro, as marcas Carne Carbono Neutro (CCN) e Carne Baixo Carbono (CBC) buscam a sustentabilidade do sistema agrícola. Criado entre 2012 e 2020, o sistema CCN realiza o sequestro de carbono por meio de árvores e as emissões são neutralizadas pelo próprio sistema. No Brasil, o protocolo CCN tem potencial para ser aplicado entre dois e dez milhões de hectares.
Por sua vez, o protocolo CBC tem o componente solo como protagonista, ao invés das árvores. Nesse sistema, a base é a recuperação das pastagens, com mitigação dos gases, e é possível empregar a tecnologia em mais de 50 milhões de hectares.

Bungenstab ressalta que “neutralizar os processos produtivos da agricultura é complexo, porque a proposta inovadora é o próprio sistema tenha práticas para fazer disso em um ciclo fechado, que seja autossustentável”. Assim iniciativas como CCN e CBC despertam atenção de outros países e, em breve, será possível produzir leite, bezerro, couro e até café, em um sistema de carbono neutro.

O Programa LCBA é apoiado pela União Europeia com o objetivo de desenvolver relações comerciais entre fornecedores da UE de tecnologias de baixo carbono e economia circular e empresas que buscam soluções sustentáveis na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

banner special nutrients
Subscribe Now!
Foto: Gabriel Rezende Faria
agriCalendar
nuproxa esp
banner special nutrients
Subscribe Now!
Relacionado con Tendência
Últimos posts sobre Tendência
banner basf
agriCalendar
banner special nutrients
BANNER de LALLEMAND

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.