Aditivos

Microminerais no desenvolvimento e na produção de bovinos

PDF

Para ler mais conteúdo de nutriNews Brasil 1 Trimestre 2021

Adauton Vilela de Rezende Professor - Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS

Adauton Vilela de Rezende

Nhayandra Christina Dias e Silva

Nhayandra Christina Dias e Silva

Raphaela Aparecida Tomaz do Prado

Raphaela Aparecida Tomaz do Prado
+VER TODOS OS AUTORES

microminerais
Os minerais são nutrientes indispensáveis no desenvolvimento dos bovinos e exercem papel fundamental nos processos metabólicos ao longo da vida, que vai desde a gestação à sua produção, o que pode refletir diretamente em toda a sua vida produtiva.
Em geral, os minerais são encontrados em quantidades variadas em tecidos e órgãos e são classificados em macro e microminerais (ou elementos traços, como também são  conhecidos) em decorrência da quantidade exigida pelo animal. Sendo considerados essenciais, quando alguma função vital exercida pelo mineral no organismo é comprovada.
Dessa forma, os macrominerais são aqueles exigidos em maiores quantidades pelo animal, como o cálcio (Ca), fósforo (P), sódio (Na), cloro (Cl), potássio (K), magnésio (Mg) e enxofre (S). Enquanto que os microminerais, são aqueles exigidos em menores quantidades, como o cobalto (Co), cobre (Cu), iodo (I), ferro (Fe), manganês (Mn), selênio (Se) e zinco (Zn).
Os microminerais exercem grande importância na alimentação dos bovinos, principalmente, porque estão presentes nas células e tecidos corporais, desempenhando funções estruturais, metabólicas, reguladoras e fisiológicas.

Sendo assim, após anos de pesquisas, foi verificado que para uma boa produção, a suplementação de microminerais é fundamental.  Uma vez que as quantidades exigidas desses micronutrientes pelos animais, por mínimas que sejam, não são encontradas em quantidades suficientes nos alimentos fornecidos na dieta, principalmente para os animais que vivem em condições de pastejo, já que é comprovado que nossos solos são deficientes em vários minerais essenciais.

No entanto, os microminerais são tão importantes quanto os outros nutrientes, e a carência desses, pode resultar em sérios danos no decorrer da vida dos bovinos, como retardo no crescimento, perda de peso, queda na produção de leite e carne, baixo índice reprodutivo, aborto, fraturas e queda da resistência e elevada taxa de mortalidade, principalmente, devido às deficiências subclínicas, as quais os sintomas não são perceptíveis.

A necessidade da suplementação de microminerais

Para que os programas de suplementação mineral dos bovinos sejam eficientes, é importante considerar tanto a composição mineral da dieta a ser fornecida, como também a exigência diária do animal em cada fase de vida.
Atualmente, sabe-se que a simples presença de um micromineral na dieta não garante a sua utilização pelo organismo, pois a sua utilização depende de vários fatores fisiológicos e nutricionais que podem interferir diretamente na absorção, no transporte e no armazenamento, com subsequente aumento da suscetibilidade à deficiência ou até mesmo à toxidade de um ou mais microminerais.
microminerais
De forma resumida, os principais quesitos a serem observados são:

Quantidade ingerida de energia e proteína: A falta ou excesso de energia e proteína pode interferir no aproveitamento dos microminerais durante a suplementação, como é o caso da restrição de proteína e energia da dieta;
Estado nutricional e fatores genéticos: Doenças e medicamentos podem interagir com os microminerais na maioria das vezes e diminuir sua absorção durante a suplementação. Assim como os fatores genéticos, como por exemplo, bovinos portadores de hemocromatose, onde ocorre aumento de absorção do ferro e acrodermatite enteropática, que é uma desordem genética que leva à deficiência de zinco.
Interações – minerais versus minerais: Essas interações entre os microminerais podem ser de sinergismo ou antagonismo. Como exemplo de ação sinérgica, podemos citar a relação entre cobre e o ferro, visto que ambos (juntos) são essenciais na formação da hemoglobina; e como ação antagônica, podemos citar a deficiência ferro, zinco e cobre na dieta, que ocorre principalmente, quando há maior absorção de chumbo pelo animal.

 

Reconhecimento da deficiência dos microminerais

A deficiência de microminerais em bovinos pode resultar em impactos negativos na digestibilidade e absorção de todos os nutrientes fornecidos pela dieta e consequentemente, conforme já mencionado, ocasionar grandes danos no desenvolvimento e na produção dos bovinos, independente do foco ser produção de carne ou leite.
Entretanto, felizmente, a maioria dos sinais de deficiência de algum micromineral específico, pode ser detectado por alguns comportamentos incomuns, os quais são citados abaixo:




PARA SEGUIR LENDO REGISTRE-SE É TOTALMENTE GRATUITO


Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital




CADASTRO




ENTRE EM
SUA CONTA








ENTRAR


Perdeu a senha?




banner basf
banner basf
BANNER de LALLEMAND
Subscribe Now!
nuproxa esp

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.