Bem-estar animal: consequência na produção de ruminantes

17 Dec 2021

Bem-estar animal: consequência na produção de ruminantes

Há uma crescente demanda global por sistemas de criação que favoreçam o bem-estar animal. As boas práticas do bem-estar animal são compostas pelas cinco liberdades:

Estar livre de fome e sede
Estar livre de desconforto
Estar livre de dor e doenças
Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie
Estar livre de medo e de estresse

A ausência dos princípios do bem-estar afeta a saúde do animal, desempenho e qualidade da carne e do leite por meio de funções imunológicas suprimidas pelo estresse. Para ficar claro, vejamos a definição de estresse por Alexandre Rossetto Garcia, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste:

Portanto, o manejo inadequado dos animais, como a apresentação de novos estímulos, transporte, violência e o uso de restrições, é um . Já o manejo favorável ao bem-estar pode reduzir o estresse e oferecer certos benefícios à saúde para os ruminantes.
Por exemplo, em comparação com um manejo adequado aos animais, um manejo estressante aumenta o medo do bovino em relação aos humanos e resulta em aumento da frequência cardíaca,  concentração total de cortisol no sangue, aumento da temperatura corporal e glicólise rápida (queda do pH). Além disso, o estresse afeta a secreção de ácido gástrico e o balanço de ativação dos sistemas nervosos simpático e parassimpático.

BANNER de LALLEMAND
agriCalendar

Quando o objetivo do sistema é produção de carne, é importante reduzir o estresse dos animais durante a rotina de manejo, pois se sabe, por exemplo, que animais agitados durante o manejo correm mais riscos de acidentes, levando ao aumento de contusões nas carcaças.
Além do manejo inadequado, o estresse calórico também é um dos principais fatores que afetam o desempenho dos animais, especialmente fêmeas em lactação. Um dos distúrbios causados no animal que sofre por estresse calórico é a redução da quantidade de saliva produzida, o que pode prejudicar a funcionalidade ruminal.
Portanto, não é surpreendente que o manejo das mudanças induzidas pelo estresse na produção de saliva por ruminantes afetará, por sua vez, o ambiente e a microbiota ruminal.

Além disso, essa alteração da microbiota ruminal pode ser prejudicial à digestibilidade da forragem e, consequentemente, à produção animal. Já, que diminui a população de bactérias celulolíticas.
Um estudo publicado em 2021, observou que ao provocar estresse em ovelhas através do manejo inadequadodiminuiu a capacidade do rúmen para digerir forragem, que nesse caso foi o feno. Isso foi devido à alteração da microbiota ruminal.
Além disso, neste estudo, os animais que receberam um manejo inadequado tiveram menor consumo e digestibilidade da forragem e ph ruminal. Observaram também que ovelhas expostas ao estress tinham mais bactérias patogênicas e menos bactérias celulolíticas no rúmen.
Os potenciais riscos de produção animal colocados por um manejo estressante, têm implicações no bem-estar dos animais, assim, no desempenho final em sistemas de produção de ruminantes.

Quer conhecer mais efeitos do estresse sobre a produção animal? Clique aqui!

biozyme robapagina
agriCalendar
Nuproxa 07-2023
banner basf

Fonte: Handling stress-induced ruminal microbiota changes reduce grass hay degradability in sheep

agriCalendar
banner special nutrients
nuproxa esp
Subscribe Now!
Relacionado con Bem Estar
Últimos posts sobre Bem Estar
banner special nutrients
BANNER de LALLEMAND
agriCalendar
nuproxa esp

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.