03 Sep 2021

Encefalopatia Espongiforme bovina, proteja seu rebanho da ‘vaca louca’

O Ministério da Agricultura confirmou no dia 1º de setembro que está investigando uma suspeita de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca” no Estado de Minas Gerais e que há chances de ser um caso atípico, sem contaminação.
A notícia agitou o mercado financeiro e houve queda dos preços nos contratos futuros do boi gordo na B3 e no mercado físico. A queda nos preços se deve, principalmente, a possível interrupção das exportações, caso a suspeita seja confirmada. A última vez que o Brasil apresentou um caso atípico de mal da vaca louca foi em 2019 em um frigorífico do Mato Grosso.

Em entrevista ao Globo Rural, o analista de proteína animal da Safras & Mercado Fernando Iglesias destacou “A China tem um mecanismo de suspender provisoriamente as importações de carne do país em que o caso atípico aconteceu. E a China hoje responde por 47% das exportações brasileiras. Então, se acontecer algo nesse sentido, o Brasil seria muito prejudicado”.

Mas o que é a Encefalopatia Espongiforme Bovina atípica ou por contaminação e como evitar sua ocorrência nos rebanhos?

A EEB, ou vaca louca, é caracterizada pela presença de lesões degenerativas no encéfalo, por um longo período de incubação (média de quatro a cinco anos) e pela quase total ausência de reações inflamatórias e imunológicas.
Não possui predisposição por raças ou sexo, porém acomete principalmente os bovinos criados sob sistema de fornecimento de rações ou concentrados, como suplementação nutricional, devido ao risco de contaminação desses alimentos com subprodutos eventualmente infectados pelo agente da EEB.

A EEB é causada por um agente transmissível não convencional, denominado príon (PrPsc), que é uma proteína infecciosa decorrente da modificação de uma proteína normal.  As formas normais da proteína (PrPc ) são convertidas em formas anormais (PrPsc), replicando e originando cópias do príon, iniciando uma reação em cadeia durante o longo período de incubação da doença. A teoria atual mais provável é que o príon infeccioso surge espontaneamente em bovinos.

nuproxa esp
BANNER de LALLEMAND

Uma característica peculiar do agente da EEB é sua resistência à inativação por processos químicos ou físicos, incluindo congelamento e radiação ultravioleta, métodos comuns de desinfecção química ou por calor e degradação por enzimas proteolíticas. Esse agente pode manter sua infectividade, mesmo após a exposição ao calor seco, a 160°C por 24 horas. Os desinfetantes comuns (etanol, formaldeído, iodóforos e fenólicos) não são efetivos.
As vias de infecção da EEB diferem de acordo com as formas da doença, sendo:

  1. forma clássica: infecção pela ingestão de alimentos contaminados com o príon infeccioso;
  2. forma atípica: ocorrência de uma mutação espontânea da proteína normal, sem estar relacionada à ingestão de alimento contaminado.

Para evitar a introdução de um agente da EEB, caso presente, na cadeia de alimentos para ruminantes, é proibida a produção, a comercialização e a utilização de produtos que contenham proteínas e gorduras de origem animal na alimentação de ruminantes, com exceção dos produtos lácteos, gelatina e colágeno de pele.
Visando monitorar a obediência a essa proibição, o Mapa vem promovendo fiscalizações nos seguintes estabelecimentos:

As medidas visam verificar a adoção de boas práticas de fabricação e do processamento desses produtos.

nuproxa esp
biozyme robapagina
Subscribe Now!
agriCalendar

Atenção pecuaristas!
Não forneça aos ruminantes (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e outros):

Antes de alimentar seus bovinos, ou outros ruminantes, com rações, concentrados e suplementos proteicos, confira no rótulo destes produtos se não se encontram os dizeres: “Uso proibido na alimentação de ruminantes”.

Caso você prepare ração, concentrados e suplementos proteicos em sua propriedade, tenha certeza de que não esteja misturando alimentos para animais não ruminantes (cavalos, suínos e frangos) na alimentação dos ruminantes.




PARA SEGUIR LENDO REGISTRE-SE É TOTALMENTE GRATUITO


Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital




CADASTRO




ENTRE EM
SUA CONTA








ENTRAR


Perdeu a senha?




BANNER de LALLEMAND
biozyme robapagina
banner special nutrients
agriCalendar
Relacionado con Controle sanitário
Últimos posts sobre Controle sanitário
Subscribe Now!
Nuproxa 07-2023
banner special nutrients
nuproxa esp

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.