13 Jan 2022

Santa Catarina assume o compromisso de aumentar a produção de carne bovina

Santa CatarinaSanta Catarina é um estado admirável em muitos aspectos e sua capacidade de produção econômica é extraordinária, inversamente proporcional ao seu diminuto território. Nesse contexto de magnitudes, a agricultura e o agronegócio constituem um universo onde a técnica e o talento dos catarinenses se manifestam plenamente.
Comparado à avicultura, suinocultura, produção de grãos e de leite, a produção de carne bovina em Santa Catarina é um dos únicos setores onde não foi possível, ainda, obter-se a autossuficiência e a produção de excedentes exportáveis.
Esse fato é decorrente da estrutura fundiária das propriedades rurais, em sua maioria minifúndios, e da topografia acidentada que predomina no território, favorecendo a produção intensiva de pequenos animais, como aves e suínos.

Santa Catarina exporta carnes de aves e suínos para 160 países, mas produz apenas a metade da carne bovina que consome.

Para reduzir essa dependência de fontes externas e buscar, paulatinamente, a autonomia, a Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ) e o Senar/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) desenvolveram o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco na pecuária de corte.
Santa Catarina

A clientela desse programa é formada por produtores rurais de pequeno e médio portes com vocação e estrutura para a atividade da pecuária.
O objetivo é promover a inovação na gestão de propriedades rurais e, desde que foi criada em 2016, a ATeG atendeu mais de 2.700 produtores em 184 municípios catarinenses. A capacidade potencial da ATeG robustecer a cadeia produtiva, através da capacitação dos criadores, produtores e empresários rurais, é imensa.

De acordo com a Cidasc, os bovinos estão presentes em todos os 295 municípios catarinenses. Assim, não há dúvidas que qualificar os pecuaristas e ampliar a produção de carne representará desenvolvimento para todas as regiões do território barriga-verde.

Treinar e capacitar representam uma das estratégias fundamentais para fortalecer a cadeia produtiva do setor. A busca da eficiência produtiva é a linha central: cada técnico atende o produtor com foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo voltadas às atividades de cada propriedade.
As visitas técnicas e gerenciais contemplam aplicação de metodologias sobre custos de produção, análise de dados e indicadores baseados no planejamento estratégico de cada propriedade.
Inquestionavelmente, é notória a evolução (vertical e horizontal) da cadeia produtiva de carne bovina em Santa Catarina. Os serviços de inspeção (SIF, SIE e SIM) se modernizaram. Os produtores incorporaram genética de alta qualidade com as melhores práticas de produção em manejo, nutrição e sanidade.
Os frigoríficos empregam modernas tecnologias em abate e processamento adotados pela indústria mundial da proteína animal. Bem-estar animal é política presente e a sustentabilidade impregna as fases do processo, do início ao fim.

nuproxa esp
banner basf

Ano a ano, Santa Catarina aumentará sua produção de carne bovina e, no futuro, terá condições de exportar para o Brasil e o Mundo mais um produto com qualidade.

 

banner basf
BANNER de LALLEMAND
agriCalendar
banner special nutrients
agriCalendar
nuproxa esp
Subscribe Now!
Nuproxa 07-2023
Relacionado con Mercado
Últimos posts sobre Mercado
Subscribe Now!
nuproxa esp
banner basf
agriCalendar

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.