18 Mar 2022

Barreira à exportação da soja argentina pode aumentar a procura pela brasileira

Ministério da Agricultura da Argentina suspendeu as exportações de óleo e farelo de soja no início da semana, segundo informou o jornal Clarin. A decisão irá prejudicar, sobretudo, os próprios produtores argentinos que perdem neste momento parte da margem negocial. E com igual força, a medida pode favorecer o mercado brasileiro.
Para Enrique Traver, CEO da Copagri, empresa com sede em Curitiba, que processa mais de 1.200 toneladas de soja por dia, para produção de óleo e farelo a decisão da Argentina deve trazer um aumento da demanda pelos produtos brasileiros, por um curto período de tempo, pois, logo em seguida, o mercado vai voltar a se acomodar, avalia Traver. Ele acredita que a medida prejudica em um primeiro momento especialmente ao produtor Argentino. “Uma vez que o Mercado internacional não vai pagar mais pela soja e seus derivados por conta do Imposto Argentino”, analisa o empresário.
Argentina aumento farelo de soja brasileiro

A decisão que foi anunciada no último domingo, dia 13/3, e teve a intenção de evitar que a mercadoria saísse do país. Ou seja, a medida interromperia as vendas e exportações da safra 2021/22, no entanto, os embarques físicos não foram iniciados porque não houve colheita. Conforme o governo argentino, aproximadamente 5 milhões de toneladas de farelo e óleo de soja da safra 21/22 foram formalmente registrados para exportação.

SOBRE A COPAGRI 
A COPAGRI, com sede em Curitiba/PR, é uma empresa familiar, 100% brasileira, fundada há 21 anos pelo empresário Enrique Traver. Desde 2011, atua nos mercados de soja e derivados, milho e caroço de algodão. Em 2020, adicionou as operações o processamento de soja, produzindo óleo e farelo, atividade que será o foco da expansão da empresa para os próximos anos. A empresa processa mais de 1.200 toneladas de soja por dia, adquiridas pelas 6 filiais nos estados produtores de PR, SC, MT, GO e SP. Produz cerca de 240 toneladas de óleo e 910 toneladas de farelo de soja ao dia.

biozyme robapagina
Subscribe Now!

 

banner basf
banner special nutrients
Nuproxa 07-2023
nuproxa esp
Relacionado con Grãos
Últimos posts sobre Grãos
agriCalendar
banner basf
Subscribe Now!
nuproxa esp

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.