24 Feb 2022

Custo com fertilizantes representou 47,23% de todo o custeio da lavoura de soja

Mato Grosso registrou um avanço semanal de 7,27 p.p. na colheita de soja e alcançou 67,75% do total das áreas destinadas até a última sexta-feira (18/02). Apesar do menor ritmo na última semana (em função das chuvas), a safra 21/22 segue 33,23 p.p. à frente da safra passada e 8,09 p.p. à frente da média dos últimos cinco anos.
Com isso, surgem as preocupações quanto à umidade e qualidade dos grãos, o que pode refletir em perdas caso as chuvas continuem retardando o avanço da colheita. Ao analisar as macrorregiões do estado, a oeste e noroeste foram as que menos progrediram nos trabalhos, com avanços semanais de apenas 4,41 p.p. e 3,28 p.p., respectivamente.
Por fim, as precipitações seguem sendo um ponto de atenção para os próximos 30 dias, visto que as previsões do TempoCampo apontam acumulados em torno de 200 mm a 300 mm em grande parte do estado.
Destaques

SOJA EM BAIXA: acompanhando o mercado internacional e o aumento da oferta do grão no estado, houve uma queda de 1,73% na soja disponível no comparativo semanal.
PARIDADE CAI: motivado pela desvalorização dos contratos futuros na CME-Group, o preço paridade para março/22 alcançou a média de R$ 175,58/sc na última semana.
CEPEA EM QUEDA: devido ao avanço na colheita do país, o preço da saca brasileira registrou um decréscimo de 2,49% em relação a semana passada.

Análise
De acordo com a divulgação realizada na última semana, o custo com fertilizantes representou 47,23% de todo o custeio da lavoura, que ficou estimado em R$ 4.639,19/ha para a safra 22/23. Com os altos custos estimados para a safra, é importante que o produtor esteja atento a relação de troca (RT) entre os preços dos fertilizantes e a cotação futura da saca da soja (contrato março de 2023).
Esse cálculo auxilia o produtor no momento da negociação do seu produto. Nesse sentido, a RT tem recuado desde o início de janeiro e atingiu seu menor valor dos últimos cinco meses nas últimas semanas. Para se ter uma ideia, a RT entre os fertilizantes MAP, KCL e SSP, principais produtos utilizados na cultura, ficou estimada em 28,39, 26,12 e 13,12 sacas por tonelada, respectivamente.

Desse modo, a RT na semana do dia 18/fev ficou mais favorável ao produtor ante ao fechamento de jan/22, uma vez que o preço dos fertilizantes vem registrando queda enquanto que a paridade exibiu valorização no mesmo período.

biozyme robapagina
Subscribe Now!
Subscribe Now!
biozyme robapagina
Nuproxa 07-2023
BANNER de LALLEMAND
Relacionado con Grãos
Últimos posts sobre Grãos
agriCalendar
banner basf
banner special nutrients
nuproxa esp

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.