28 Feb 2022

Mercado de commodities e o conflito entre Rússia e Ucrânia

Na madrugada de 24 de fevereiro as forças armadas russas invadiram a Ucrânia. O pretexto para essa invasão é questionável, mas agora será a dominação ou a guerra.

Participação da Rússia e da Ucrânia no mercado de commodities

Trigo
O trigo é um dos principais produtos que deverá ser afetado no mercado mundial, dado a importância de ambas as nações na produção. Ambos os países estão entre os cinco maiores exportadores mundiais de trigo, detendo 29% da fatia do comércio internacional do grão.
A Rússia foi a quarta produtora de trigo do mundo na safra 2020/2021, atrás da China, União Europeia e Índia (USDA). Para a safra 2021/2022, a expectativa é que a produção seja de 75,5 milhões de toneladas de trigo.
A estimativa é que 35 milhões de toneladas sejam exportadas pela Rússia, sendo a segunda maior exportadora de trigo do mundo, atrás apenas da União Europeia.
A Ucrânia ocupa a nona posição na produção de trigo e sua relevância está na exportação, sendo a quarta exportadora, a expectativa é que 24 milhões de toneladas sejam exportadas na safra 2021/2022, se a guerra permitir.

Milho
Rússia e Ucrânia estão entre os 10 maiores produtores de milho, para o grão a Ucrânia ganha destaque. A Ucrânia é a sexta produtora do grão no mundo, com expectativa de produção de 42 milhões de toneladas na safra 2021/22.
Já a Rússia ocupa a décima posição em relação a produção, com expectativa de produção de 15 milhões de toneladas. Com relação à exportação, a Ucrânia e Rússia ocupam, respectivamente, a quarta e sexta posição entre os exportadores, respectivamente.

Petróleo e gás natural
O extrativismo de petróleo e gás natural russo são marcantes. O país, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural, é o terceiro produtor mundial de petróleo. Em relação a produção de gás natural, a Rússia é a segunda produtora do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
O gás natural é a principal fonte de energia europeia e boa parte da Ásia, abastecido pelas reservas russas e transportados através de gasodutos que cortam a Europa, principalmente a Ucrânia.

nuproxa esp
banner basf

Soja

Para a soja, Ucrânia e Rússia ocupam, respectivamente, o sétimo e oitavo lugar no pódio mundial de exportação. Em 2021 o país consumiu 768 mil toneladas, com faturamento de US$343 milhões, o que respondeu por 22% do faturamento das exportações russas no ano.

Fertilizantes
A Rússia foi a principal fornecedora cloreto de potássio para o Brasil e uma das maiores fornecedoras de fertilizantes nitrogenados e fosfatados em 2021. O Brasil depende da importação de fertilizantes, sendo o 4º. importador mundial. A maior fábrica de fertilizantes nitrogenados do Brasil foi fechada em 2020.
O conflito deverá elevar os preços dos fertilizantes, que, sem guerra, praticamente dobraram em 2021, elevando o custo de produção, principalmente para a safra 2022/23.
Em meio a esse cenário, os preços das commodities subiram e a insegurança estabeleceu-se. O impacto no Brasil poderá ser relevante, em função da dependência brasileira da importação de fertilizantes provenientes da Rússia, o que certamente afetará o custo de produção para as safras futuras.

Além dos fertilizantes, o impacto foi grande nos preços do trigo na bolsa norte-americana. Estes, que já vinham firmes, no dia da invasão à Ucrânia (24/2) foram marcados por uma alta de 5,6% e 15,9% nas comparações diária e semanal. A volatilidade de preços dependerá do tempo de duração da guerra e poderá refletir na margem de agricultores e pecuaristas.

biozyme robapagina
banner special nutrients
Nuproxa 07-2023
nuproxa esp

Apesar da safra brasileira de trigo ter sido recorde em 2021, o Brasil não é autossuficiente e depende da importação. Apesar de não ser grande importador de trigo europeu, a volatilidade e a provável redução do fornecimento pelos países produtores podem impactar a demanda de nosso maior fornecedor, a Argentina, e elevar ainda mais a inflação no país.

banner special nutrients
Subscribe Now!
banner basf
nuproxa esp
Relacionado con Grãos
Últimos posts sobre Grãos
banner special nutrients
BANNER de LALLEMAND
nuproxa esp
agriCalendar

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.