banner horizontal whats

01 Nov 2021

MinervaFoods lança aplicativo de monitoramento de fornecedores para produtores

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, anuncia o lançamento do SMGeo Prospec, o aplicativo de análise de fornecedores para toda cadeia produtiva do agronegócio. Inicialmente previsto para dezembro, o anúncio do novo aplicativo marca mais um compromisso com a sustentabilidade da Minerva Foods cumprido com antecedência, que possibilita a análise socioambiental para toda cadeia produtiva do agronegócio.
Desenvolvido pela Niceplanet Geotecnologia, o novo app permite aos produtores rurais, em todo o Brasil, realizar pesquisas geoespaciais detalhadas, com acesso aos históricos e análises socioambientais das fazendas, utilizando apenas o SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) da própria fazenda ou dados cadastrais dos proprietários e responsáveis declarados no SICAR, como arrendatários, sócios e outros.
Desta forma, a Companhia passa a transferir a mais alta tecnologia, utilizada em seus sistemas de análise e monitoramento, para a palma da mão do produtor – a mesma tecnologia que garante à Minerva Foods a expertise em rastreabilidade e, sucessivamente, os melhores resultados entre os grandes players na avaliação do Ministério Público Federal, o principal e mais confiável procedimento de verificação de terceira parte da cadeia agropecuária.
As consultas poderão ser realizadas a partir da aquisição de vouchers, que permitirão o acesso aos dados detalhados de cada fazenda. Cada consulta terá a validade de 10 dias corridos e os vouchers estarão disponíveis para compra no próprio aplicativo, onde poderão ser adquiridos de maneira instantânea e totalmente online.
O aplicativo compartilha das mesmas tecnologias do sistema de monitoramento utilizado pela Minerva Foods, dessa forma, a Companhia disponibiliza aos produtores a mesma base de dados que utiliza internamente para acompanhamento de seus fornecedores e mapeamento de risco para todas as compras de gado. A base de dados mostrará a conformidade dos proprietários checando a Lista Suja do Trabalho Escravo e listas de embargos ambientais, assim como exibirá os mapas e imagens de satélite com a conformidade da propriedade, verificando as sobreposições de áreas embargadas, desmatamento, terras indígenas, unidades de conservação, territórios Quilombolas.
“Agora, com o Prospec, os produtores de todo Brasil podem acessar de maneira simples e intuitiva dados que mostram se as fazendas e fornecedores prospectados têm ligação com o desmatamento ilegal ou estão atuando sem conformidade com boas práticas e leis ambientais e sociais. Tudo feito sem imposição ou exclusão de produtores rurais. É realmente a transferência de tecnologia usada por nós, da Minerva Foods, aos nossos parceiros comerciais. Dentre tantas iniciativas que envolvem a cadeia produtiva, acreditamos que essa é uma das mais importantes e que irá colaborar de forma direta com maior controle sobre a origem dos animais. Uma vez que há a tecnologia e os meios adequados, entendemos que o monitoramento e análise de riscos devem ser um esforço coletivo, de todas as pontas do setor, garantindo maior transparência e permitindo acessar mercados mais valorizados”, destaca Taciano Custódio, diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods.
Projetos pilotos foram realizados com pecuaristas parceiros a fim de captar feedbacks e melhorias para aprimoramento do aplicativo. Com a finalização desses testes, o app passa a ser disponibilizado na App Store e Google Play Store para download gratuito. “Este lançamento faz parte do trabalho intenso com foco no Monitoramento de Fornecedores que temos realizado ano após ano. Nosso objetivo é entregar ao produtor uma maneira simples e confiável de avaliar riscos e sustentar maior acesso de seus produtos em mercados com maior valor agregado“, complementa Taciano.

 

Integração de Sistemas e Monitoramento de Cadeia

Com objetivo de tornar a análise sobre fazendas fornecedoras diretas e indiretas mais eficiente e ágil, a Minerva Foods integrou a tecnologia Visipec – para análise de riscos de fornecedores indiretos -, aos seus sistemas internos.

Em 2020, a Companhia se tornou a primeira empresa brasileira do setor a iniciar testes com o Visipec. Desenvolvida pela ONG National Wildlife Federation (NWF) e pela Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos, a tecnologia se baseia em dados públicos para o monitoramento socioambiental da cadeia produtiva da carne.
Atualmente, a Companhia monitora mais de 14 milhões de hectares com tecnologia de mapeamento geográfico de fornecedores em todos os biomas brasileiros e no Paraguai. A empresa é também pioneira no país a ter 100% dos fornecedores diretos monitorados por meio de mapas georreferenciados na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal e na Mata Atlântica, incluindo os produtores de ciclo completo – que produzem desde o nascimento do bezerro à produção industrial.
Com isso, a Companhia pode garantir que todas as compras de gado sejam realizadas em fazendas monitoradas, assegurando que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais.
Sobre a Minerva Foods
A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carne bovina da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 16 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento.
Subscribe Now!
biozyme robapagina
banner basf
Nuproxa 07-2023
Relacionado con Tendência
Últimos posts sobre Tendência
BANNER de LALLEMAND
banner special nutrients
biozyme robapagina
Subscribe Now!

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.