Situação global do milho preocupa e Brasil pode ser pressionado para exportar

08 Apr 2022

Situação global do milho preocupa e Brasil pode ser pressionado para exportar

A situação global quanto à oferta de milho é preocupante em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, disse o coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank, em palestra realizada nesta terça-feira (05/04), no Simpósio Brasil-Sul de Avicultura, promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet).

Jank disse que no Brasil houve duas quebras importantes de safra de milho, em 2017/18 e em 2020/21, ao mesmo tempo em que o mundo está precisando cada vez mais do grão. E, agora, com a guerra na Ucrânia, a pressão exportadora de milho pode recair sobre o produto brasileiro.

A Ucrânia é o quarto maior exportador global de milho. E o que se espera é uma quebra de safra de no mínimo 50% no país por causa da guerra, afirmou Jank, acrescentando que as regiões produtoras de milho na Ucrânia são justamente as que estão no centro do conflito com a Rússia.
“Todas as notícias são preocupantes; se faltar milho ucraniano, o preço sobe e o Brasil vai sofrer pressão exportadora.”
Para o especialista, trata-se de uma situação “bastante preocupante”, porque a guerra está afetando principalmente os grãos, sendo que prejudica dois dos três principais cereais consumidos globalmente: trigo (do qual a Ucrânia também é grande produtor e exportador) e milho.

“Um total de 40% da ingestão de caloria global é representado por arroz, trigo e milho”, disse Jank.

Autossuficiência russa

Segundo ele, “a Rússia partiu, há alguns anos, em busca da autossuficiência na produção de alimentos, carnes e grãos, e pode, no médio prazo, se tornar concorrente do Brasil na exportação desses produtos”.

“A Rússia está sendo estimulada pelos chineses a produzir soja, e eles já produzem oito milhões de toneladas. Ainda é pouco, mas estão buscando autossuficiência”, afirmou Jank. “Então eu acho que os russos vão entrar no que nós, no Brasil, já fazemos hoje, que é (a exportação no) complexo grãos e carnes. E eles vão ser grandes nisso”.
O palestrante avaliou que o Leste Europeu é a região que mais ameaça o agronegócio brasileiro no futuro.

Subscribe Now!
Nuproxa 07-2023
“Não sei como vai ser o desenrolar da guerra (entre Rússia e Ucrânia), mas já havia, antes do conflito, um processo de aumento de autossuficiência da Rússia e no Leste Europeu e essas regiões tendem a ser exportadoras”, disse ele, concluindo que, desta forma, o mercado brasileiro não vai mais estar na Rússia.

“A Rússia não será mais compradora dos nossos produtos; será nossa concorrente. Nossos mercados estarão na China, no leste da Ásia, na África.”
Logística

Jank afirmou ainda que “a situação da logística e do escoamento da produção agropecuária no Brasil melhorou bastante nos últimos anos, mas o País ainda deve pensar estrategicamente a respeito deste assunto, sobretudo em relação às ferrovias”.

Segundo ele, “atualmente, tudo o que está sendo feito em ferrovias no Brasil é voltado à exportação de grãos, com projetos concentrados no Centro-Oeste. Mas e o Rio Grande do Sul e o Paraná?”, indagou o especialista, acrescentando que, justamente sob este aspecto, a questão estratégica é importante, já que o Sul do País é importante produtor de proteína animal e precisa de grãos.

“É essencial pensar como melhorar o provisionamento de grãos na região Sul e fazer com que não falte produto para lá, porque, quando falta, é necessário trazer milho da Argentina e de outros países.”

Estratégia
Jank disse também que, de qualquer maneira, as “ferrovias vão acontecer” e que “os projetos estão andando”, o que é muito bom. “Mas tudo isso está sendo resolvido em direção ao porto, enquanto o Sul também precisa de grãos para crescer. Então é necessário se pensar numa estratégia.”

Subscribe Now!
Nuproxa 07-2023
nuproxa esp
agriCalendar
Por fim, o coordenador do Insper Agro Global questionou se o que o Brasil vai vender no porto é o que o mundo quer ou o País “terá uma estratégia um pouco mais sólida”, de saber o que o próprio País quer, “inclusive da China”.

Nesse contexto, Jank criticou o pensamento de curto prazo do Brasil e o comparou às políticas chinesas, que são traçadas para 50, 100 anos. “Nós somos curto-prazistas, pensamos para os próximos seis meses ou para o político ganhar eleição.”

banner special nutrients
biozyme robapagina
nuproxa esp
banner basf
Relacionado con Grãos
Últimos posts sobre Grãos
banner basf
BANNER de LALLEMAND
agriCalendar
banner special nutrients

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.