banner horizontal whats

13 Oct 2021

USDA prevê alta na produção de milho brasileira

Para a safra 2021/22 é prevista uma área plantada de milho em 20,8 milhões de hectares (ha), o que representa uma expansão de 5% na safra atual. A previsão é de 118 milhões de toneladas métricas, superando facilmente o recorde de produção de milho de 102 milhões de toneladas métricas (MTM) estabelecido em 2019/20.

Esta previsão também representa um aumento de 40%, ou 33 MMT, na temporada atual. O rendimento para a próxima safra é de 5,67 toneladas métricas por ha (TM/ha) e é baseado nos investimentos em tecnologia, padrões climáticos médios e plantio pontual do milho safrinha.

Caso a previsão de produtividade se concretize, representaria um retorno às produtividades ótimas das safras de milho 2018/19 e 2019/20, quando a produtividade atingiu 5,77 TM/ha e 5,51 TM/ha, respectivamente.

Na última década, o Brasil viu a produtividade do milho melhorar em quase um terço, de 4,16 TM/ha da produtividade média registrada na safra 2010/11 para 5,51 TM/ha na safra 2019/20. Os principais motivos para a melhoria da produtividade são a adoção e o investimento em insumos, como sementes geneticamente modificadas e o uso de produtos químicos e fertilizantes.

Subscribe Now!
banner special nutrients

O Brasil é um dos líderes globais no plantio de safras geneticamente modificadas, com a taxa de adoção pelos agricultores brasileiros em quase 90%. Dito isso, o investimento em tecnologia não é suficiente para mitigar totalmente a variabilidade trazida pelas condições climáticas em todo o país. Por exemplo, devido a secas extremas, geadas e chuvas fora dos prazos ideais em 2020 e 2021, estima-se que os rendimentos serão em média cerca de 4,27 TM/ha nesta temporada, quase o mesmo que há 10 anos.

Outro fator importante a ser considerado, especialmente para os produtores de proteína animal, é em relação aos preços praticados do milho. É esperado que os preços do milho permaneçam altos em 2022, considerando a forte demanda interna, bem como os estoques dizimados, resultando da decepcionante safra 2020/21.
Na tentativa de segurar os preços, o governo brasileiro também introduziu vários programas para incentivar o plantio de milho e garantir que os setores de produção animal tenham acesso a ração com preços adequados.

 

biozyme robapagina
agriCalendar
BANNER de LALLEMAND
banner basf
Primeira safra

O milho da primeira safra é responsável por cerca de um quarto da produção total de milho do Brasil e é plantado principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Grande parte do milho da primeira safra é consumido internamente pela pecuária, que tem suas maiores operações nessas regiões.

Está previsto o aumento de 4% na área plantada para o milho da primeira safra, cerca de 1% acima da taxa de expansão da safra atual. O aumento da área plantada é motivado pelos preços historicamente elevados e pelos atrativos contratos a termo oferecidos pelos pecuaristas.

O milho da primeira safra brasileiro é plantado entre agosto e dezembro, com a colheita ocorrendo de janeiro a maio. Segundo a consultoria AgRural, até o dia 20 de setembro, o plantio do milho primeira safra estava cerca de 22% concluído, em linha com a área semeada nesta época da safra passada. Até agora, os padrões climáticos têm estado estáveis.

O estado do Rio Grande do Sul, é normalmente o maior produtor de milho de primeira safra, responsável por mais de um quinto da produção total de milho do país. De acordo com o Serviço de Extensão do Rio Grande do Sul (EMATER/RS), os produtores do estado vão aumentar a área plantada com milho em quase 7%, para 834.000 ha.

Relatórios de campo indicam que, a partir da terceira semana de setembro, mais da metade da área prevista com milho já foi semeada no estado. A colheita do milho no estado terá início em janeiro. A EMATER/RS espera que o estado produza mais de 6,1 MMT de milho de primeira safra, assumindo padrões climáticos ideais durante o desenvolvimento da planta e colheita.

No sul do Paraná, o Departamento de Economia Rural (Deral) estima a área plantada com milho na primeira safra em 45% a partir da terceira semana de setembro, bem acima dos 34% da área registrados nesta época do ano passado. O plantio está mais avançado nos municípios do sul do Paraná, onde os produtores começaram a semear em agosto. Semelhante ao Rio Grau do Sul, a colheita no Paraná terá início em janeiro.

Notavelmente, a expansão do milho na primeira safra poderia ter sido maior se a safra não competisse com a soja na primeira safra. Apesar dos preços historicamente altos e uma campanha do governo local para aumentar a produção de milho, muitos produtores optaram por continuar a semear a soja da primeira safra. Isso ocorre em grande parte porque a soja é mais fácil de exportar, a demanda global permanece alta e é menos volátil. Como a soja também apresenta preços e rentabilidade historicamente elevados, ela é considerada uma aposta certa pelos produtores brasileiros.

 

Clima

De acordo com projeções da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), há 70-80% de chance de ocorrência do fenômeno La Niña em outubro-novembro deste ano, com águas frias no Pacífico e menor volume de chuvas.

A possibilidade do La Niña está gerando preocupação no mercado, principalmente porque a forte seca e os padrões climáticos irregulares do ano passado esgotaram os reservatórios de umidade do solo.
Dito isso, em meados de setembro, o Serviço Meteorológico do Brasil (INMET) projetou precipitação média para grande parte do Brasil. O INMET prevê que o La Niña provavelmente será relativamente fraco e de curta duração este ano.

Aumento de preços

A forte demanda doméstica dos setores de avicultura e pecuária, bem como a crescente indústria de etanol de milho, expandiram o consumo de milho nos últimos anos, impulsionando os preços domésticos.

Junto com a abundância de exportações e a desvalorização do real, os preços internos do milho tiveram uma alta meteórica nos últimos dois anos. Como resultado dos preços mais altos, a área plantada teve uma expansão de 7,6 % em cada temporada, acima da taxa média de expansão de cinco anos de 4,5 %.

Os preços recordes do milho motivaram os produtores não apenas a expandir a área de milho nesta safra, mas também a correr o risco de diminuição da produtividade, empurrando o ciclo de cultivo mais para dentro da estação seca.

Fonte: USDA

 

biozyme robapagina
BANNER de LALLEMAND
banner special nutrients
Subscribe Now!
Relacionado con Grãos
Últimos posts sobre Grãos
banner special nutrients
nuproxa esp
banner basf
BANNER de LALLEMAND

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.