banner horizontal whats

24 Feb 2022

Custo com fertilizantes representou 47,23% de todo o custeio da lavoura de soja

Mato Grosso registrou um avanço semanal de 7,27 p.p. na colheita de soja e alcançou 67,75% do total das áreas destinadas até a última sexta-feira (18/02). Apesar do menor ritmo na última semana (em função das chuvas), a safra 21/22 segue 33,23 p.p. à frente da safra passada e 8,09 p.p. à frente da média dos últimos cinco anos.
Com isso, surgem as preocupações quanto à umidade e qualidade dos grãos, o que pode refletir em perdas caso as chuvas continuem retardando o avanço da colheita. Ao analisar as macrorregiões do estado, a oeste e noroeste foram as que menos progrediram nos trabalhos, com avanços semanais de apenas 4,41 p.p. e 3,28 p.p., respectivamente.
Por fim, as precipitações seguem sendo um ponto de atenção para os próximos 30 dias, visto que as previsões do TempoCampo apontam acumulados em torno de 200 mm a 300 mm em grande parte do estado.
Destaques

SOJA EM BAIXA: acompanhando o mercado internacional e o aumento da oferta do grão no estado, houve uma queda de 1,73% na soja disponível no comparativo semanal.
PARIDADE CAI: motivado pela desvalorização dos contratos futuros na CME-Group, o preço paridade para março/22 alcançou a média de R$ 175,58/sc na última semana.
CEPEA EM QUEDA: devido ao avanço na colheita do país, o preço da saca brasileira registrou um decréscimo de 2,49% em relação a semana passada.

Análise
De acordo com a divulgação realizada na última semana, o custo com fertilizantes representou 47,23% de todo o custeio da lavoura, que ficou estimado em R$ 4.639,19/ha para a safra 22/23. Com os altos custos estimados para a safra, é importante que o produtor esteja atento a relação de troca (RT) entre os preços dos fertilizantes e a cotação futura da saca da soja (contrato março de 2023).
Esse cálculo auxilia o produtor no momento da negociação do seu produto. Nesse sentido, a RT tem recuado desde o início de janeiro e atingiu seu menor valor dos últimos cinco meses nas últimas semanas. Para se ter uma ideia, a RT entre os fertilizantes MAP, KCL e SSP, principais produtos utilizados na cultura, ficou estimada em 28,39, 26,12 e 13,12 sacas por tonelada, respectivamente.

Desse modo, a RT na semana do dia 18/fev ficou mais favorável ao produtor ante ao fechamento de jan/22, uma vez que o preço dos fertilizantes vem registrando queda enquanto que a paridade exibiu valorização no mesmo período.

agriCalendar
nuproxa esp
nuproxa esp
agriCalendar
Subscribe Now!
biozyme robapagina
Relacionado con Grãos
Últimos posts sobre Grãos
banner basf
BANNER de LALLEMAND
biozyme robapagina
nuproxa esp

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.