banner horizontal whats
Custo de produção de leite registra alta de 2,7% no mês de março

13 Apr 2022

Custo de produção de leite registra alta de 2,7% no mês de março

Custo de produção de leite registra alta de 2,7% no mês de março.

A inflação do leite voltou a acelerar no último mês. Em março, o ICPLeite/Embrapa atingiu 2,7 %. O acumulado em doze meses, que se encontrava em queda nos últimos meses, voltou a se elevar.

Nova aceleração dos preços

Custo de produção de leite A inflação do leite voltou a acelerar em março de 2022 e atingiu 2,7%, colocando a inflação mensal no maior patamar desde outubro de 2021. O principal destaque foi o custo do grupo Volumosos, que aumentou 8,2%. O aumento do preço do adubo, até 30% em apenas um mês, dependendo de sua formulação, é a maior contribuição ao aumento observado neste grupo.
A oferta de fertilizantes, que já estava escassa em função da demanda acelerada pós-pandemia, sofreu maior restrição já que a Rússia, um importante exportador mundial, se envolveu em guerra e sanções econômicas a partir do final de fevereiro de 2022. Energia e combustível, Minerais e Concentrado também apresentaram aumentos expressivos, acima de 1% em março (Gráfico 1).
Custo de produção de leite
Os três primeiros meses do ano apresentam alta de preços de 6,2%. O grupo Mão de obra apresentou a maior elevação, 10,6%, devido ao reajuste do salário mínimo ocorrido em janeiro. Em seguida, com variações expressivas, os grupos referentes à alimentação do rebanho Minerais, Concentrado e Volumosos, acumularam as respectivas variações acumuladas: 6,4%, 6,2% e 5,7% (Gráfico 2).
Custo de produção de leite
O ICPLeite/Embrapa voltou a acelerar no acumulado dos últimos doze meses encerrados em março, atingindo 23,2%. As maiores variações foram verificadas nos grupos Volumosos (56,9%) e Minerais (55,9%). Mão de obra, Sanidade e reprodução e Qualidade do leite apresentaram índices bem mais comportados, abaixo dos 8% em 12 meses (Gráfico 3).
Custo de produção de leite

nuproxa esp
BANNER de LALLEMAND

 

biozyme robapagina
nuproxa esp
agriCalendar
BANNER de LALLEMAND
Relacionado con Mercado
Últimos posts sobre Mercado
Subscribe Now!
BANNER de LALLEMAND
agriCalendar
nuproxa esp

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.