banner horizontal whats

18 Feb 2022

Embrapa terá apoio da Acrimat e Acrinorte em pesquisas de carbono

Foi assinado nesta semana um novo contrato de cooperação técnica e financeira entre a Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte). O documento dá continuidade a uma parceria iniciada em 2015 com pesquisas sobre produção e reprodução de bovinos de corte em sistemas integrados. Agora, o foco será em indicadores sobre balanço de carbono nos sistemas produtivos.
O projeto de pesquisa com duração de um ano será coordenado pelo pesquisador Alexandre Nascimento e avaliará quanto carbono é retirado da atmosfera e estocado no solo e, no caso de sistemas silvipastoris, quanto é estocado nas árvores.
Além disso, será feita a mensuração das emissões de óxido nitroso e metano pelo solo e serão avaliados os índices de ganho de peso dos novilhos nelore.
O estudo será feito no experimento instalado há dez anos na Embrapa Agrossilvipastoril, em quatro diferentes tratamentos:

  • Pecuária exclusiva,
  • Integração lavoura-pecuária (ILP),
  • Integração pecuária-floresta (IPF) e
  • Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

O objetivo comparar as diferenças no balanço de carbono entre os sistemas.

“O contrato é importante e inovador, na medida em que as instituições buscam soluções para mudanças climáticas no sentido de mensurar qual a quantidade de carbono captado na atmosfera e aportado tanto em sistemas solteiros quanto nos sistemas integrados de produção agropecuária. Será importante também o fato de a informação gerada nesse projeto poder subsidiar certificadoras em um programa maior”, afirma a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo.

Para a realização da pesquisa, a Acrimat aportará R$130 mil, que serão usados para custeio de mão-de-obra e insumos veterinários.

“Precisamos estar alinhados sempre com o que está acontecendo no mundo. As cobranças externas são enormes para nosso setor, principalmente para nossa pecuária. Essa pesquisa poderá mostrar que a pecuária atual sequestra o carbono da atmosfera através das pastagens e das florestas preservadas em cada propriedade. Para nós é um motivo de orgulho poder dar continuidade a essa parceria com a Embrapa que já dura alguns anos”, afirma o diretor presidente da Acrimat Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior.

A Acrinorte, por sua vez, fornecerá 160 bezerros nelore para serem usados no estudo. Diferentemente dos anos anteriores, quando apenas poucos pecuaristas cediam o rebanho, neste ano a diretoria da associação optou por realizar uma campanha de doação entre seus associados, de modo a ampliar a participação e envolvimento dos criadores com a pesquisa.

BANNER de LALLEMAND
Nuproxa 07-2023
“O produtor, o pecuarista, o homem do campo em geral, tem a missão de trabalhar duro e para garantir que o alimento chegue até a mesa de cada cidadão. Mas o que nós mais queremos é cuidar do meio ambiente. Queremos produzir, criar, mas com sustentabilidade. Com toda certeza vamos continuar apoiando as pesquisas que nos garantam a melhoria da produção e a garantia do cuidado da nossa terra”, afirma o presidente da Acrinorte Olvide Galina.

Resultados de pesquisas anteriores
Desde o início da parceria entre Embrapa Agrossilvipastoril, Acrimat e Acrinorte, pesquisadores obtiveram informações relevantes para o setor produtivo de Mato Grosso. Na primeira etapa, os trabalhos foram feitos com machos e focaram no desempenho animal e da pastagem.
Entre os resultados encontrados, estão informações que mostram a melhor produtividade em sistemas integrados e que comprovam o efeito do conforto térmico no maior ganho de peso, mesmo de animais nelore.
A segunda fase das pesquisas utilizou novilhas nelore e avaliou índices de precocidade sexual em sistemas integrados. Entre os resultados encontrados está o maior ganho de peso e espessura de gordura na garupa nos animais que ficaram em sistemas ILP e a maior concentração sérica do fator de crescimento IGF-I naqueles que ficaram em sistemas silvipastoris.
Além disso, os bezerros nascidos em sistemas integrados apresentaram cerca de dez quilos a mais, em média, em comparação aos filhotes de vacas que ficaram somente em pastagem.

 

banner basf
agriCalendar
biozyme robapagina
Nuproxa 07-2023
banner special nutrients
biozyme robapagina
BANNER de LALLEMAND
banner basf
Relacionado con Pesquisa
Últimos posts sobre Pesquisa
nuproxa esp
agriCalendar
Subscribe Now!
banner special nutrients

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.