banner horizontal whats

02 Jul 2021

O uso de nanotecnologia e metagenômica na alimentação bovina

O uso de nanotecnologia e metagenômica na alimentação bovina


Por muito tempo para garantir a saúde do rebanho, os antibióticos eram a solução. Nos últimos anos, o mercado consumidor passou a exigir alternativas para esse uso e, desde então, a pesquisa se debruça na busca por novos aditivos para a alimentação bovina.
Umas delas é integrar as ferramentas de nanotecnologia, meta-ômicas (metagenômica, metatranscriptômica e metabolômica), bioquímica e nutrição animal para o desenvolvimento de novos aditivos que melhorem a produtividade do rebanho brasileiro e a sustentabilidade ambiental.
Esse é o foco do trabalho das pesquisadoras da Embrapa (Campo Grande-MS) Marlene de Barros Coelho e Fabiane Siqueira. De olho no rebanho bovino brasileiro, com 214 milhões de cabeças, produzindo mais de 10 milhões de toneladas de carne com, aproximadamente, R$ 13 milhões de reais do custo total de produção associados à nutrição (ABIEC, 2020), as especialistas apostam que a integração dessas áreas além de aumentar a eficiência produtiva do animal, reduz o tempo a campo, impactando diretamente na produção de metano (Ch4) por quilo de carne produzido.

“Os gastos com a nutrição estão entre 50 e 60% do custo total. O desempenho animal reflete no manejo nutricional. O desafio é aumentar a oferta do produto (carne), em quantidade e qualidade, produzindo mais em menor tempo, com qualidade e respeitando o meio ambiente”, afirma Coelho, pesquisadora em nanotecnologia. A pressão aumenta com um cenário mundial para 2050, no qual a população chega a 9,7 bilhões, o que exigirá um aumento de 76% na produção mundial de carne e 63% de leite.

Siqueira e Coelho comentam que novos aditivos podem ser utilizados para alterar os parâmetros de fermentação ruminal e modular o metabolismo do animal, de forma mais eficiente em transformar os alimentos que são consumidos, e levando o conhecimento em nutrição animal para outro patamar.
Entre as possibilidades, um aditivo eficiente com foco em estimular a produção de hidrogênio, produzido naturalmente dentro do rúmen devido ao processo de fermentação ruminal. Esse hidrogênio é o precursor para a produção de metano. “Quanto mais hidrogênio temos ali no meio, mais metano será produzido. Então uma das estratégias é buscar aditivos que interfiram na produção de hidrogênio no rúmen animal”, detalha a especialista em genômica Fabiane Siqueira.
Outra perspectiva é inibir o crescimento de microorganismos metanogênicos, microorganismos que produzem metano. “Se conseguirmos reduzir a população desses microorganismos é possível diminuir a produção de CH4”, explica Siqueira. Também é possível vislumbrar a produção de enzimas que melhorem a digestibilidade das forragens da dieta.
A pesquisa de Siqueira e Coelho integra ferramentas de nanotecnologia e metagenômica como forma de chegar aos novos aditivos.
A metagenômica é uma abordagem que permite estudar, simultaneamente, os genomas de todos os microorganismos que habitam um nicho ecológico (como o ambiente ruminal), sem a necessidade de realizar culturas individuais. Os metagenomas são obtidos por meio de sequenciamento de nova geração mais análise computacionais robustas.
Já a nanotecnologia lida com o desenvolvimento de tecnologias em escala nanométrica (objetos < 10-9m) e as nanopartículas são facilmente transportadas, absorvidas pelo trato gastrointestinal e utilizadas pelos animais. O desenvolvimento de nanopartículas minerais são soluções que as pesquisadoras apostam mais a médio prazo e trazem efeitos significativos, com eficiência maior a custo menor, sem deixar resíduos nos produtos finais – leite e carne.

 

Subscribe Now!
Nuproxa 07-2023
Fonte: Dalízia Montenário | Embrapa Gado de Corte
BANNER de LALLEMAND
biozyme robapagina
agriCalendar
banner basf
Relacionado con Inovação
Últimos posts sobre Inovação
BANNER de LALLEMAND
banner special nutrients
Subscribe Now!
banner basf

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.