Pesquisador do IP-APTA é considerado um dos cientistas mais influentes do mundo

16 Feb 2022

Pesquisador do IP-APTA é considerado um dos cientistas mais influentes do mundo

Pesquisador do Instituto de Pesca é considerado um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edison Barbieri, é um dos mais influentes cientistas do mundo, de acordo com ranking da Stanford University (EUA) e editora Elsevier BV, em 2021.

Graduado em oceanografia biológica e geológica, Barbieri atua no Instituto de Pesca desde 2010 e atualmente exerce o cargo de diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Sul do Estado de São Paulo.
O pesquisador já publicou 161 artigos científicos ao longo da carreira e já foi agraciado em 2015, 2016 e 2017 como melhor profissional do ano no Brasil pela BRASLIDER. Em 2018 também recebeu Cartão de Prata da Câmara de Vereadores de Bragança Paulista, em reconhecimento por sua dedicação à vida científica.
O ranking da Stanford University é considerado um dos mais sérios do meio científico e foi criado a partir de um banco de dados disponível ao público contendo mais de 100 mil cientistas de ponta, que representam os 2% dos mais relevantes do planeta.

“Não existe segredo, existe sim determinação, dedicação e muito esforço pessoal”, afirma Barbieri.

Currículo
O pesquisador do IP é graduado em oceanografia biológica e geológica e possui mestrado em geografia física e doutorado em oceanografia biológica pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em ecofisiologia com ênfase em interações entre organismos marinhos e parâmetros ambientais e ecotoxicologia de organismos aquáticos.
Bolsista de produtividade do CNPq desde 2009, é coordenador do Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Pesca do IP e professor do programa de Biodiversidade de Ecossistemas Costeiros da UNESP de São Vicente. Também é editor científico da Revista o Mundo da Saúde e da renomada Applied Science (volume especial de poluentes emergentes). Faz parte do Conselho Editorial de mais quatro revistas cientificas e do quadro de revisores ad loc da Elsevier e Spring.
Sua jornada profissional e acadêmica é repleta de experiências e reconhecimentos. Foi editor-chefe da revista científica Boletim do Instituto de Pesca; professor convidado da Universidade da Costa Rica e Universidade de San Carlos de Guatemala, além de professor colaborador do Instituto Sophia, na Itália.
Participou de expedições pela Antártica e sessões do LEAD Internacional, em Cuba e Moscou. Além dessas, participou de várias missões em diversos países patrocinadas pela Agência Internacional de Energia Atômica-ONU.

Nanopartículas aplicadas na aquicultura
Atualmente, Barbieri lidera pesquisa com síntese de nanopartículas para ser aplicada a aquicultura. O trabalho visa avaliar e mitigar os riscos da presença de nanomateriais no meio ambiente.
O projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem focado nos efeitos do uso de ferramentas nanotecnológicas em organismos produzidos na aquicultura.
De acordo com o pesquisador do IP, a aquicultura é um dos setores que mais crescem no mundo e por esse motivo também tem buscado novas soluções para os processos produtivos por meio do uso de nanopartículas.
O projeto avalia os riscos e minimizar a presença de nanopartículas em diferentes tipos de sistemas de produção aquícola.

banner special nutrients
Nuproxa 07-2023
“O principal objetivo é entender o caminho das nanopartículas quando penetram nos organismos, estudar os mecanismos de ação, avaliar os riscos e minimizar a presença em diferentes tipos de sistemas de produção aquícola, ou seja, tentar entender o caminho quando penetram nos organismos”, afirma Barbieri.

Fonte: Assessoria de Imprensa APTA

banner basf
biozyme robapagina
agriCalendar
nuproxa esp
Relacionado con Pesquisa
Últimos posts sobre Pesquisa
BANNER de LALLEMAND
nuproxa esp
banner basf
biozyme robapagina

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.