banner horizontal whats

26 Jul 2021

Estratégias nutricionais para reduzir o uso de antimicrobianos na suinocultura

Estratégias nutricionais para reduzir os antimicrobianos na suinocultura


A resistência antimicrobiana é uma ameaça crescente à saúde humana e animal. Acredita-se que o uso inadequado de antimicrobianos na assistência à saúde humana e na produção animal seja um dos principais fatores causadores da resistência antimicrobiana.
Os antibióticos são usados ​​na produção animal como promotores de crescimento e para prevenir e tratar doenças (Sneeringer et al., 2015). Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou Diretrizes sobre o Uso de Antimicrobianos de Importância Médica em Animais Produtores de Alimentos.
A OMS, recentemente recomendou evitar o uso de antibióticos para promoção do crescimento ou para prevenção de doenças infecciosas que ainda não foram clinicamente diagnosticadas em animais produtores de alimentos e limitar o uso de antibióticos apropriados para o tratamento de animais que foram clinicamente diagnosticados com uma doença infecciosa em um rebanho (OMS, 2017a).
A Comissão Europeia já decidiu proibir todos os antibióticos promotores de crescimento na produção animal em 2006. Inicialmente, isso teve consequências. O uso preventivo e terapêutico de antibióticos prescritos por veterinários aumentou nos primeiros anos após a proibição (Cogliani, Goossens e Greko, 2011).
No entanto, alguns países responderam rapidamente implementando medidas para mitigar os efeitos das restrições aos antibióticos promotores de crescimento. Isso incluiu a adoção de políticas muito rígidas para o uso de antibióticos, proibição do uso de rações medicamentosas, e a adoção de boas práticas na criação de animais, nutrição e cuidados com a saúde (MARAN, 2018).

  • Nos Estados Unidos, a Diretiva de Alimentos Veterinários (VFD), implementada em 1º de janeiro de 2017, restringe o uso de todos os produtos antimicrobianos considerados importantes para a saúde humana para aplicações em animais de produção. Especificamente, esses produtos não podem mais ser usados para fins de promoção de crescimento e só podem ser usados na alimentação quando um veterinário, apoiado por procedimentos de diagnóstico, identifica uma doença infecciosa específica.

Alguns antibióticos que não são usados na medicina humana ainda podem ser usados para fins de promoção do crescimento. Um relatório recente preparado pela Food and Drug Administration dos EUA relatou que a venda e distribuição de antimicrobianos importantes do ponto de vista médico diminuíram 33% de 2016 a 2017 e 43% de 2015 a 2017 (FDA, 2018).

  • Uma abordagem semelhante foi adotada no Canadá em 1º de dezembro de 2018, embora nenhuma informação sobre seu impacto no uso de antimicrobianos esteja disponível.
  • No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já proibiu o uso de alguns antibióticos utilizados como promotores de crescimento, um exemplo é a IN nº 01, de 13/01/2020, que proíbe, em todo território nacional, a importação, fabricação, comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham os antimicrobianos tilosina, lincomicina, e tiamulina, classificados como importantes na medicina humana.

Devido a essas crescentes restrições, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), publicou o artigo “Estratégias de nutrição animal e opções para reduzir o uso de antimicrobianos na produção animal”, para várias espécies animais de interesse zootécnico. A seguir, as principais estratégias pontuadas pela FAO, voltadas para suinocultura.

biozyme robapagina
Nuproxa 07-2023
Matrizes e leitões lactentes

No início da vida, a resistência a doenças em leitões depende muito da imunidade passiva obtida do colostro e do leite materno. Além disso, a transferência da microbiota da porca para sua prole desempenha um papel importante no desenvolvimento da competência imunológica e desempenho na vida posterior (McCormack et al., 2018).
A microbiota uterina e vaginal da porca impactará a composição da microflora inicial dos leitões. Distúrbios da microbiota durante o período neonatal pode ter um impacto negativo pós-desmame. Os leitões de porcas que receberam antibióticos durante ou antes do parto desenvolveram uma microbiota menos diversa e diferente em comparação com os leitões de porcas não tratadas. Esses leitões responderam mais tarde a um desafio imunológico com uma resposta inflamatória mais marcada (Arnal et al., 2014; Benis et al., 2015; Schokker et al., 2014) e pareciam ter uma competência imunológica menos desenvolvida.
Estratégias para promover a ingestão do colostro e do leite e evitar, na medida do possível, o tratamento com antibióticos das porcas, são pré-requisitos para um bom início de vida dos leitões.
As condições da porca durante o parto também irão impactar os leitões, gerenciar a condição da porca durante a gestação é o primeiro passo para otimizar o processo de parto.  A fibra alimentar e o nível de alimentação são ferramentas importantes para apoiar o processo de parto em porcas.
Durante o parto, a porca priorizará o fornecimento de energia aos músculos e o fluxo sanguíneo para o TGI será reduzido. Isso pode levar à falta ou interrupção da motilidade no TGI, constipação, aumento da permeabilidade do TGI levando a disbiose, inflamação e condições que promovem a proliferação de patógenos oportunistas.
Em última análise, isso pode levar à síndrome de disgalacxia pós-parto; quando isso ocorre, as porcas normalmente requerem tratamento com antibióticos para apoiar sua recuperação (Maes et al., 2010; Martineau et al., 2013).
Dietas ricas em fibras antes do parto não apenas aliviam a constipação, mas também aumentam a ingestão da dieta de lactação após o parto (Quesnel et al., 2009) e podem melhorar a ingestão de colostro, especialmente em leitões com baixo peso ao nascer (Loisel et al., 2013).

Na prática, entretanto, os agricultores mudam de uma dieta de gestação com alto teor de fibras para uma dieta de lactação com baixo teor de fibras antes do parto; esta prática é adotada para apoiar uma maior ingestão de energia, que por sua vez leva ao aumento da produção de leite e redução da perda de peso corporal. Para evitar constipação e manter estimulação enteral suficiente no TGI, essa troca deve ser adiada até após o parto.
Já em relação aos leitões, alimentá-los com uma dieta pré-desmame – seja um substituto do leite ou uma ração sólida – aumentará o desenvolvimento do TGI (de Greeff et al., 2016). Além disso, ingredientes funcionais podem ser incluídos para apoiar o desenvolvimento do TGI; como fibras prebióticas, oligossacarídeos não digeríveis ou compostos imunoestimulantes para promover o desenvolvimento de uma microbiota benéfica e competência imunológica.

Leitões desmamados

O processo de desmame com todo o estresse envolvido e a queda na ingestão de ração irão perturbar significativamente a função da barreira intestinal. Isso tornará os leitões mais suscetíveis a distúrbios do sistema digestivo e abrirá caminho para patógenos oportunistas, rotavírus e cepas patogênicas de Escherichia coli.
O desmame também é o principal período durante o qual os antibióticos promotores de crescimento fornecem desempenho de crescimento e benefícios para a saúde e, portanto, é nessa época que os antibióticos subterapêuticos são tipicamente administrados (Sneeringer et al., 2015).
Reduzir o conteúdo de proteína bruta da dieta usando fontes de proteína mais digestíveis e aminoácidos sintéticos demonstrou reduzir a incidência de diarreia em leitões (Heo et al., 2009; Nyachoti et al., 2006; Opapeju et al., 2009 ; Wellock et al., 2006).
Além disso, pesquisas recentes demonstraram que uma proporção de aminoácidos alterada promove o desempenho e a saúde de suínos infectados por Escherichia coli (Capozzalo et al., 2017). Durante o desafio da doença, os leitões podem exigir níveis mais elevados em relação à lisina dos aminoácidos essenciais metionina, treonina e triptofano. Além disso, alguns aminoácidos não essenciais, como glutamina e glicina, podem aumentar a recuperação rápida e reduzir as perdas de desempenho. Embora as pesquisas demonstrem resultados inconsistentes nessa conduta.
Alimentar leitões com fontes de fibra insolúvel, como cascas de cevada ou farelo de trigo, reduziu a excreção de Escherichia coli hemolítica e diminuiu a incidência de diarreia após o desmame (Flis, Sobotka e Antoszkiewicz, 2017; Molist et al., 2010; Montagne, Pluske e Hampson, 2003).
Pesquisas mais recentes sugeriu que a polpa de beterraba, uma fonte de fibra solúvel fermentável com alta capacidade de ligação à água, pode fornecer proteção contra Escherichia coli (Li et al., 2018a). Embora as modificações na dieta na forma de adição de fibra proporcionem benefícios em termos de saúde do TGI, elas também podem estar associadas a uma redução da eficiência alimentar. Na prática, portanto, esses dois objetivos concorrentes precisam ser equilibrados.
Os oligossacarídeos não digeríveis podem ser usados ​​para estabilizar o microbioma do TGI e fortalecer a função de barreira da mucosa. Oligossacarídeos não digeríveis, como fruto-oligossacarídeos (FOSs) ou inulina, podem ter propriedades prebióticas e estimular Bifidobacterium spp. e outros grupos bacterianos benéficos (Samanta et al., 2013).
Outros oligossacarídeos não digeríveis podem atuar como inibidores da adesão de patógenos ao TGI. Açúcares à base de manose e oligossacarídeos podem bloquear a adesão de certas bactérias gram-negativas patogênicas à mucosa (Krachler e Orth, 2013; Oyofo et al., 1989). Além disso, eles também podem ativar ou preparar células imunes importantes, como os macrófagos (Ibuki et al., 2011).
No entanto, níveis excessivos de oligossacarídeos não digeríveis prontamente fermentáveis, como verbascose, estaquiose e rafinose, podem levar à fermentação excessiva no ceco de suínos e causar diarreia osmótica fermentativa (Liying et al., 2003).
No geral, entretanto, as várias propriedades físico-químicas das fibras podem ser exploradas na formulação da dieta para reduzir a prevalência e a gravidade da diarreia em leitões. É a quantidade e o tipo de fibra, e o equilíbrio das diferentes fibras tomadas em combinação com o estado do leitão, que irão determinar o sucesso de tal abordagem.
Um ingrediente funcional especial em relação à saúde gastrointestinal é o plasma sanguíneo seco por spray (SDP). Ele demonstrou aumentar o consumo de ração e reduzir a diarreia em leitões desmamados (Bosi et al., 2004; van Dijk et al., 2001; Ferreira et al., 2009; Torrallardona, 2010).
O plasma sanguíneo contém uma ampla gama de compostos bioativos, mas tem sido sugerido que albumina, imunoglobulinas, glicoproteínas e peptídeos biologicamente ativos são as principais frações responsáveis ​​pelos efeitos relatados (Pérez-Bosque, Polo e Torrallardona, 2016). Ovo em pó, derivado de ovos de poedeiras hiperimunizadas pode ser uma fonte alternativa de imunoglobulinas, e também contém lisozima, um peptídeo com propriedades antimicrobianas (Oliver e Wells, 2015).
Existem vários aditivos para rações que podem ser usados ​​para promover a saúde. Aditivos com propriedades antimicrobianas, como ácidos orgânicos e óxido de cobre e zinco em níveis supranutricionais, demonstraram oferecer benefícios consistentes em leitões (Schweer et al., 2017).
A acidificação da água e/ou da ração pode ajudar a controlar a atividade microbiana na água potável e no sistema na ração, ajudando a reduzir o pH da digesta no estômago.
A alimentação com níveis supranutricionais de cobre, sulfato e zinco é eficaz na redução da incidência de diarreia nas primeiras duas semanas após o desmame. Altos níveis de cobre diminuem a atividade microbiana no TGI e modulam a composição do microbioma intestinal.
Também é importante observar que o modo de ação de certos probióticos pode incluir efeitos antimicrobianos. Várias cepas de Bacillus produzem bacteriocinas que se envolvem em atividade antimicrobiana.
Um segundo foco das intervenções com aditivos para rações é o fortalecimento da função de barreira da mucosa. O butirato tem efeitos pronunciados a esse respeito, pois aumenta a produção de muco, a proliferação de células epiteliais e a modulação do sistema imunológico associado ao TGI (Bedford e Gong, 2018). Vários fitoquímicos demonstraram ter efeitos imunoestimulantes e anti-inflamatórios em leitões (Huang e Lee, 2018).
Uma estratégia combinada de aditivos alimentares que visa estabilizar a microbiota, controlar os patógenos em geral e reforçar a função de barreira da mucosa é uma estratégia de intervenção altamente desejável para leitões desmamados.

Suínos em crescimento

A transição dos leitões da creche para a unidade de criação é outro período estressante para os suínos, embora em grau bem menor. As dietas fornecidas imediatamente após a realocação geralmente contêm algumas medidas de segurança extras semelhantes às descritas nas seções de leitões acima, mas a um custo menor.
Na primeira fase da dieta após a realocação, reduzir o conteúdo de proteína, adicionar mais estrutura de fibra, controlar a quantidade de carboidratos fermentáveis ​​e manter altos níveis de cobre, possivelmente em combinação com ácidos orgânicos, são medidas típicas que podem ser aplicadas a um custo relativamente baixo (Partanen e Mroz, 1999).

nuproxa esp
Nuproxa 07-2023
biozyme robapagina
Subscribe Now!

Leia também!
Uso de óxido de zinco e fibra dietética para leitões em fase de creche

As informações desta matéria foram retiradas do manual da FAO, intitulado “Animal nutrition strategies and options to reduce the use of antimicrobials in animal production” de autoria de :

nuproxa esp
banner basf
Nuproxa 07-2023
Subscribe Now!
Relacionado con Inovação
Últimos posts sobre Inovação
Nuproxa 07-2023
banner basf
banner special nutrients
agriCalendar

REVISTA NUTRINEWS BRASIL
ISSN 2965-3371

Assine agora a revista técnica de nutrição animal

SE UNA A NOSSA COMUNIDADE NUTRICIONAL

Acesso a artigos em PDF
Mantenha-se atualizado com nossas newsletters
Receba a revista gratuitamente em versão digital

DESCUBRA
AgriFM - O podcast do sector pecuário em espanhol
agriCalendar - O calendário de eventos do mundo agropecuárioagriCalendar
agrinewsCampus - Cursos de formação para o setor pecuário.